Era uma vez um pedaço de magma chamado Maria, que nasceu na astenosfera, sentia-se muito bem no meio dos outros pedaços de magma.
Um dia estava a falar com as suas amigas Vanessa e Cristina, e elas contaram-lhe que tinham descoberto que estavam na câmara magmática de um vulcão chamado Faustino.
Passados alguns meses o vulcão começou a entrar em erupção, a Maria estava com muito medo mas a Vanessa disse-lhe que iam para um sitio melhor, nessa altura ela ficou mais descansada. ao chegar à superfície transformou-se numa rocha, ficou feliz porque ficou perto da Vanessa e da Cristina.
Passado imenso tempo, estavam elas a reparar que tinham ficado mais pequenas (erosão) e a relembrar como era viver na câmara magmática do Vulcão Faustino e começaram a rebolar, a rebolar, a rebolar (transporte) até que chegaram a uma bacia de sedimentação, nessa altura a Maria ficou um pouco triste porque ficou longe das suas duas amigas. Mas com o tempo começou a conhecer melhor a rocha que estava ao seu lado, que se chamava Francisco.
Ao longo do tempo foram reparado que cada vez estavam mais juntos, embora ainda existisse algum espaço entre eles (compactação), mas depois já nem espaço havia, estavam todos colados uns aos outros (cimentação).
Depois foram transformados em rochas Metamórficas, por causa da orientação dos materiais e por causa da xistosidade. Mais tarde a Temperatura e a Pressão aumentaram e eles passaram para rochas magmáticas e depois, voltou a ser Magma, e muito provavelmente , os seus filhinhos, com Francisco, irão fazer exactamente o mesmo.
FIM